MINHAS VIAGENS

Passeio por Alter do Chão - Pará

Alter do Chão é uma charmosa vila que fica a 36 km de Santarém – Pará. Tem como atrativo principal suas belas praias às margens do Rio Tapajós.
Fomos motivados a fazer esse passeio por visualizar na Internet as belas imagens, principalmente da Praia do Amor em Alter do Chão.
As estações do ano são definidas por dois períodos, seis meses de chuva e seis meses de seca, quando as praias ficam visíveis e convidativas a um gostoso banho em suas águas mornas.
Tivemos a felicidade de ir no período festivo da vila, o SAIRÉ,  mistura de rituais religiosos com profanos como diz a propaganda, nesse tempo, a vila pacata de 2 mil habitantes fervilha de gente, mas é muito bom, tudo muito tranquilo.
Durante o dia fizemos passeios pela Ilha do Amor, pela Vila e a noite assistimos o espetáculo da disputa dos botos Cor de Rosa e Tucuxi, muito interessante, a festa lembra o nosso período junino.
No último dia do Sairé tem a derrubada do mastro que é carregado até o Lago dos Botos.
Um passeio interessante e oferecido pela prefeitura ao turista foi o de barco até a Ponta do Cururu, na ida ouvimos palestras sobre o meio ambiente, lá curtimos a praia e na volta dançamos muito curimbó (não escrevi errado é assim que chamam por lá).
A base da culinária, pelo que observamos e comemos, rs ,rs, é peixe, principalmente grelhado. A iguaria chama-se acari assado (nosso bodó), é vendido por lá como nosso espetinho por aqui.
Ficamos hospedados na charmosa pousada Sombra do Cajueiro onde fomos bem recepcionados por D. Eliana durante os dias que estivemos lá. Sempre gentil e nos servindo saborosos cafés da manhã.
Confira as fotos do passieo:

Sorria, vale a pena

<a href='http://video.msn.com?vid=48be301e-b0b0-4544-aef2-87e2674cdc25&mkt=pt-br&src=flpl:embed::uuids' target='_new' title='bebê e gato brincam juntos' >Vídeo: Bebê e gato brincam juntos</a>

SÃO LUÍS