MINHAS VIAGENS

Aos amigos professores, radialistas, locutores...

Valiosa as dicas da Ana Paula para nós que temos como ferramenta de trabalho a voz. 
15/02 - A SAÚDE DA SUA COMUNICAÇÃO 
Você sente dor enquanto fala ou discursa? Apresenta tosse freqüente ou pigarro? Faz uso de cigarro ou álcool? Toma pouca água durante o dia? Fala muito alto e grita? Costuma falar em ambientes ruidosos? Fica rouco com freqüência? Se a maioria das suas respostas foi SIM, você pode vir a desenvolver um problema vocal.
A voz é nosso instrumento de comunicação e muitas vezes nosso instrumento de trabalho, por isso devemos dar atenção especial a ela. A nossa voz é produzida quando o ar expiratório passa pelas nossas pregas vocais fazendo-as vibrar. Se utilizamos da voz de forma inadequada essa vibração pode ocorrer de forma desorganizada, causando assim as chamadas disfonias (Segundo Behlau e Pontes, entende-se por disfonia toda e qualquer alteração vocal que impeça a emissão natural da voz).
Então deixo aqui algumas dicas para a manutenção da saúde vocal;
- Beber bastante água durante o dia, a água hidrata a prega vocal.
- Evitar roupas que apertem da região do pescoço e da cintura, impedindo assim uma respiração mais livre.
- Evitar gritar e falar muito alto, pois isso provoca hiperfunção podendo causar alterações estruturais na prega vocal.
- Não pigarrear, o pigarro provoca um forte atrito nas pregas vocais.
- O cigarro também é nocivo a prega vocal, a fumaça paralisa os cílios da prega vocal acumulando secreção e impedindo a prega vocal de se movimentar normalmente.
- A ingestão de álcool anestesia a prega vocal, o paciente então perde a noção do quanto está forçando sua voz.
- A ingestão de frutas cítricas como a maça, ajudam a movimentação da prega vocal, pois diminuem a viscosidade da saliva e do muco acumulado.
- Alimentos muito condimentados como os achocolatados e derivados de leite, ao contrário aumentam a secreção no trato vocal.
- Não se utilizar de pastilhas ou balas, essas apenas mascaram o sintoma, fazendo com que se tenha um esforço ainda maior durante a produção vocal.
Se você sentir rouquidão por mais de 15 dias procure um Fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para maiores esclarecimentos.

Ana Paula Chaves Freitas
Fonoaudióloga - CREFONO 10176-MA
fga.anapaulachaves@hotmail.com
Fonte: www.cuxa.com.br
 

Passeios por enquanto só em Bacabal

Ultimamante não tenho postado textos ou fotos sobre nossas viagens pelo Maranhão por que estou a observar a cidade de Bacabal e seus últimos acontecimentos, ruas esburacadas, enchetes nas casas a cada chuva, dinheiro público bloqueado, saúde a míngua...
Tenho observado também que são poucos os lugares onde podemos levar nossos filhos para um dia de lazer. Estou pesquisando e fotografando alguns lugares para fornecer algumas dicas, afinal, com tantas mazelas é preciso descobrir as pérolas...Aguardem!
Enchete na Rua Frederico Leda, tormento de que vai deixar filhos na escola ou   ir ao trabalho

Cartão postal da cidade, mas a praça tá de fazer dó

Sorria, vale a pena

<a href='http://video.msn.com?vid=48be301e-b0b0-4544-aef2-87e2674cdc25&mkt=pt-br&src=flpl:embed::uuids' target='_new' title='bebê e gato brincam juntos' >Vídeo: Bebê e gato brincam juntos</a>

SÃO LUÍS