MINHAS VIAGENS

Quem quer conhecer Nova York? Ops! Nova Iorque

Quem não se lembra deste comercial?

Nova Yorque - MA

Nós estivemos lá pra conferir  beleza da cidade. São 400km de Bacabal até lá. As estradas estão boas, mas encontramos alguns trechos em recuperação. De acordo com moradores, a agência ficou aberta apenas por dois meses.

Até lá passamos pelas cidades: Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Independência, Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Dom Pedro, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Colinas, Paraibano, Várzea do Meio, Pastos Bons, Nova Iorque.

Vale destacar que nem sempre a BR atravessa a cidade mas se for com tempo vale a pena entrar para conhecer.

Neste percurso podemos observar a transição da mata dos cocais para o serrado e em alguns trechos, para a vegetação típica do sertão. A região fica bem junto a Serra das Alpargatas, tem trechos da estradas que são bastante inclinados e sinuosos o que pede atenção redobrada do motorista.

A cidade atual de Nova Iorque é projetada em razão da construção da Barragem de Boa Esperança e possui um total de 4.600 habitantes (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1). Todas as ruas convergem para a praça. De acordo com os moradores da região, especialmente Dona Rosa, proprietária do restaurante às margens da Praia do Caju, Mestre João, dono do barco que faz os passeios pela represa e de Dona Maria, proprietária da padaria da cidade a história da cidade é de inundação.

A primeira aconteceu inesperadamente por uma cheia incomum do Rio Parnaíba em 1929, daí a cidade foi reconstruída um pouco mais distante da margem. A segunda, pelas águas da represa de Boa Esperança em 1970. (http://www.outrostempos.uema.br/volume05/vol05art03.pdf)

Muitos moradores não acreditavam que ia acontecer, só sairam de suas casas quando a água já estavam entrando, não dando tempo de levar nada.

A cidade velha está no meio da represa a uma profundidade de 14m de profundidade de acordo com o Mestre João.

A Praia do Caju é a mais próxima da cidade, 6km, mas ao longo das margens existem outras que podem ser exploradas é só contratrar o passeio com um dos barqueiros que ficam por lá. Fizemos um passeio com o Mestre João que além de educado nos contou a  maioria das histórias sobre Nova Iorque.

Acorda cidade!

Ontem, 03/02/2011, por volta das 6:30h houve mais uma vítima de assalto na Rua Raimundo Corrêa nas proximidades da Igreja de Santana.  Infelizmente é o que podemos esperar com tantos bandido a solta.    

Sorria, vale a pena

<a href='http://video.msn.com?vid=48be301e-b0b0-4544-aef2-87e2674cdc25&mkt=pt-br&src=flpl:embed::uuids' target='_new' title='bebê e gato brincam juntos' >Vídeo: Bebê e gato brincam juntos</a>

SÃO LUÍS